PATROCINADORES:

domingo, 11 de março de 2012

CALOR, ATIVIDADE FÍSICA e HIDRATAÇÃO


             Depois de uma semana de temperatura elevada, talvez a semana mais quente do verão. Apesar de algum desconforto sempre existente, muitas pessoas sentem-se motivadas para prática de alguma atividade física, inclusive, os atletas de nossa cidade, seja para uma simples corridinha, academia ou o futebol com amigos. Junto dessa atividade física, surge o mais comum pedido de todos os praticantes: ÁGUA! 
             A alta temperatura, misturada com a pressa na perda de peso ou ganho de condicionamento físico gera a desidratação, entre outros problemas. A água e sais minerais perdidos pelo nosso corpo em forma de suor (dispositivo para regulação da temperatura do corpo) precisa ser reposto para que não ocorra a desidratação.
             A desidratação aumenta a frequência cardíaca, aumenta a sensação de cansaço, aumenta a sensação de esforço demasiado em pequenos gestos e diminui a energia e a motivação do praticante. Com toda certeza você já sentiu esses sintomas durante alguma atividade física, ou no caso do futebol, durante o jogo ou treino. Outros sintomas facilmente visíveis de desidratação são a urina bem amarelada, testa e bochechas bem avermelhadas.
             Como colaboração aos praticantes ou jogadores de qualquer desporto de nossa cidade, em especial o futebol, deixamos uma dica fácil de repor o líquido perdido durante os jogos ou treinos: ao término do jogo consuma 150% da perda de peso, ou seja, se você perder 1 kg durante a atividade ou jogo consuma 1,5 litro de líquidos.
             IMPORTANTE: Bebida é água! Esqueça energéticos e isotônicos ricos em glicose, beba água mesmo, bebidas esportivas foram feitos para atletas de alto nível de rendimento e esforço físico diário, por exemplo um atleta que treina dois turnos todo dia e necessita de rápida recuperação de seu organismo, não se deixe levar com propagandas de tv. Drinks energéticos nem pensar, alguns praticantes tomam esses drinks achando que são como o espinafre do Popeye, ou seja, acham que tomando esses energéticos em questão de segundos correrão mais, jogarão mais, estarão mais "ligados", e isso não ocorre, funciona mais como estímulo psicológico para alguns, mas sem nenhuma eficiência comprovada pela ciência.
             Portanto, BEBA ÁGUA, gelada, aquela que melhor mata nossa sede. E beba água sem moderação!




Autor: Colaborador do tropa de elite.

Um comentário:

  1. Fera esse negocio de se pesar pra ver o quanto tomar d agua depois, vou fazer. Valeu a dica

    ResponderExcluir